Traduzir

terça-feira, 23 de abril de 2013

NÃO aos cães miniatura!!


Oi galerinha!!!

Como prometi na postagem anterior, hoje iremos falar sobre a miniaturização de cães de raça.

Existe uma grande procura por exemplares menores das raças Yorkshire Terrier, Shih-Tzu, Maltês, Pug entre outros. Para atender à procura, essas raças acabaram sendo subdivididas em denominações não reconhecidas oficialmente pela Cinofilia.
Nos anúncios de venda, os nomes mini, micro, zero ou anão são geralmente atribuídos para exemplares com o peso abaixo de 1,5 kg. Essa classificação decorre da diferença de peso e tamanho facilmente perceptível.

Isso é muito preocupante, pois embora não se determine limite mínimo de peso (a Confederação Brasileira de Cinofilia, filiada à Federação Cinológica Internacional, estabelece somente o peso máximo), é sabido que exemplares muito pequenos tem maior tendência a desenvolver uma série de problemas, a começar pela extrema fragilidade física. O resultado é o nascimento de cãezinhos tão frágeis que exigem tratamento diferenciado, pois estes cães frequentemente apresentam moleira aberta, epilepsia, hidrocefalia e várias características de nanismo, como cabeça abobadada e olhos redondos demais; as fêmeas miniaturizadas nem sequer conseguem ter partos normais, requerendo cesarianas.
Esses exemplares começam a ter as características da raça diluídas. Eles saem disformes e podem até ser classificados como verdadeiras aberrações. Na verdade, dificilmente eles apresentam uma aparência bonita e saudável. Em geral, é desproporcional!!!

Não há justificativa para a diminuição dessas raças, pois elas já são raças de pequeno porte. 

O consumidor precisa ser consciente!!! Por mais que achem encantador um cãozinho miniaturizado, não deve comprá-lo. Do contrário está contribuindo para que criadores inescrupulosos os continuem produzindo e além disso estarão levando para suas casas um futuro problema.

No Brasil, a questão da miniaturização é tão grave que criadores sérios não estão conseguindo competir com os termos mini, micro, zero e anão.


Então galerinha... Lembre-se: A criação oficial não gera, não gosta e não usa os termos anão, micro ou mini. Não se deixem serem enganados!!!

Valeu, até a próxima!!!
Bjsss
Lidy Oleques

Nenhum comentário:

Postar um comentário